Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Seminário aprova plano de lutas da Campanha Salarial 2016

Seminário aprova plano de lutas da Campanha Salarial 2016

O salão de eventos do Clube de Campo de Santa Isabel ficou lotado de trabalhadores, militantes, cipeiros, delegados e diretores do Sindicato para o Seminário Preparatório da Campanha Salarial deste ano, na data de hoje (10/03).

Cercado por diretores da executiva, o presidente Noventa abril os trabalhos agradecendo a presença de todos que entenderam a importância desse evento que tem a finalidade de discutir a conjuntura econômica e política do País e como se dará a campanha salarial em meio a uma grave crise, cujos desdobramentos afetam diretamente a classe trabalhadora com a perda do poder aquisitivo e o desemprego recorde.

Pasmem! Até o momento 100 mil empresas fecharam e quase 10 milhões de trabalhadores perderam seus empregos.

Volto a falar da necessidade de fazermos uma leitura ampla sobre o momento atual. Vivemos um efeito dominó. O País parou de produzir, com isso a população mais carente depende de programas assistencialistas como o Bolsa Família para viver minimamente.  Só que o Governo Federal, sem dinheiro em caixa, ao invés de jogar com a verdade se esconde atrás de uma cortina de fumaça.

Não quero com isso dizer que seremos tímidos nas nossas ações, mesmo porque não é da nossa característica esquivar dos enfrentamentos.  Contudo faço um apelo no sentido de intensificarmos a mobilização nas bases, bem como, o engajamento em massa dos trabalhadores(as) de todas as  atividades ao longo  da campanha para termos êxito e avançar em nossas conquistas.

Temos que estar atentos às possíveis manobras vindas dos opositores. Em reunião o Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, declarou sem cerimônia que a Prefeitura está quebrada. A Gestão Haddad, depois da fracassada tentativa de acabar com os cobradores aprovando um projeto de lei irregular na Câmara dos Vereadores que o Sindicato impediu por decisão judicial, enxergou no processo licitatório do sistema de ônibus a possibilidadede reduzir drasticamente os postos de trabalho no segmento  através de duas frentes: a redução da frota de carros e desobrigando as empresas de manter cobrador nos ônibus.

Apesar das derrotas, nem por isso o Poder Público e os empresários desistirão dos seus intentos. Não tenho dúvidas que na negociação salarial vão colocar a proposta indecorosa de acabar com os cobradores.

Vocês sabem que nas cidades vizinhas à Capital os patrões tiveram o caminho facilitado pelos sindicatos profissionais dos transportes que nada fizeram em defesa dos cobradores e a tragédia social foi consumada.

Mas aqui em São Paulo as coisas são diferentes. Nosso Sindicato deve entrar com uma ação exigindo cobradores nos ônibus das empresas que eram cooperativas.

A campanha salarial será dureza, mas a unidade da nossa categoria fará a diferença. Como diz o lema do movimento de luta deste ano – JUNTOS VAMOS MAIS LONGE!

Diretoria reforça as palavras do Presidente Noventa: unidade é o caminho

O diretor Sorrisolembrou que não faz muito tempo é o Brasil era um canteiro de obras.  “Hoje o que vemos são canteiros de lixos e muito desemprego.Por isso cabe a cada um de nós termos comprometimento coletivo para buscar melhorias dos direitos e a garantia do emprego.

Moleque, diretor de Patrimônio, destacou que a categoria, por conta das duas últimas campanhas salariais vitoriosas, tem a melhor convenção de trabalho do Brasil no setor de transportes.

Luciano que responde pela Secretaria de Saúde falou ao presidente Noventa que nosso exército já está montado, os soldados estão de prontidão, aguardando as batalhas que virão.

A companheira Edna aproveitou a oportunidade para agradecer o presidente Noventa pelo apoio à realização do evento do Dia Internacional das Mulheres.

O Secretário de Finanças, Edivaldo Santiago, que é preciso que os trabalhadores, trabalhadoras e o Sindicato estejam focados para fechar um acordo que atenda nossas necessidades.

Já o Secretário do DIEESE, Chiquinho,falou sobre o plano odontológico que parece de pouca importância para aqueles que não querem ver. Avançamos na campanha passada com o subsídio dos patrões neste benefício social. Agora, o desafio é conquistarmos a gratuidade para os trabalhadores.

Chiquinho também chamou atenção de que a crítica saudável, construtiva, responsável é bem-vinda, do contrário companheiros é leviandade de quem deseja prejudicar a nossa categoria com a desunião.

Previdência Social foi de tema de palestra

O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da UGT, Natal Léo,forneceu informações esclarecedoras sobre a aposentadoria e como requerer o benefício sem ter perdas.

O companheiro da UGT que está na Comissão da Previdência, gentilmente colocou-se à disposição do presidente Noventa para firmar um convênio que permita que os trabalhadores em transportes entrem com seu pedido de aposentadoria no Sindicato dos Condutores/SP.

Levantamento do DIEESE comprova que trabalhadores em transportes de São Paulo tem a melhor convenção coletiva do País

O Secretário do DIEESE, Chiquinho, fez uma apresentação sobre os salários e outros benefícios (ticket refeição e PLR) vigentes em algumas capitais. “Mesmo sem fechar o acordo coletivo deste ano é possível assegurar que São Paulo tem a melhor Convenção”.

 

Economista da Unicamp faz relato histórico da crise e seus reflexos no Brasil

O conceituado economista da Unicamp e consultor da UGT, Eduardo Rocha, de uma forma simples e objetivafalou do contexto atual. Disse que estamos vivendo o que os analistas classificam como “Tempestade Perfeita”: desemprego em alta, taxa de juros exorbitante, precarização do trabalho, endividamento das famílias, setor de serviços, comércio e indústria em queda, inflação descontrolada, etc. Todos esses fatores juntos contribuem para que o Brasil entre na Depressão.

Jornada de 6h30 é uma conquista somente da categoria dos condutores/SP

O dr Juscelino Medeiros, advogado do Sindicato dos Condutores/SP, ressaltou que não se dá a devida importância à jornada de 6h30. Não existe em lugarnenhum do país jornada de 6 horas de trabalho e mais 30 minutos de intervalo remunerado.

O advogado também falou em poucas palavras sobre a polêmica lei da obrigatoriedade do exame toxicológico para os motoristas profissionais no momento da admissão e no demissional.

Trabalhadores aprovam pontos da pauta de reivindicações

Encerrando o Seminário, o presidente Noventa colocou em votação algumas propostas para a pauta de reivindicações:

– AUMENTO SALARIAL: inflação + 5% de aumento real;

– TICKET REFEIÇÃO de R$25,00 (unitário;

– PLR de R$2.000,00

– PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DO SETOR DE MANUTENÇÃO;

– SEGURO DE VIDA;

– AUXÍLIO FUNERAL administrado pelo Sindicato;

– REETORNO DA FOLGA TRIMESTRAL;

– CONVÊNIO MÉDICO: inclusão de 01 agregado;

– CONVÊNIO ODONTOLÓGICO: cobertura integral do benefício pelo patrão.

As propostas foram aprovadas por unanimidade pelos participantes do Seminário.

O presidente Noventa encerrou dizendo que esses pontos serão levados para apreciação nas assembleias regionais.