Gestão Noventa celebra com trabalhadoras Dia Internacional das Mulheres e sorteia moto novinha na comemoração

As trabalhadoras em transportes da nossa categoria tiveram uma manhã muito especial na sede do Sindicato, neste 08 de março.

A Gestão Noventa prestou uma singela homenagem às companheiras que lotaram o auditório pelo Dia Internacional das Mulheres. Logo na entrada foram recebidas com mimos e um café da manhã.

A Secretária das Mulheres, Edna, abriu a cerimônia falando da importância de se fazer uma reflexão e valorização das lutas das mulheres em todo o mundo em busca de uma sociedade que respeita e pratica direitos iguais para todos independente do sexo.

A companheira Poliana da UGT, cuja central nosso Sindicato é filiado, agradeceu o convitedizendo que é sempre um prazer participar dos eventos dos condutores e condutoras de São Paulo. Lembrou que, hoje, as mulheres são maioria na sociedade brasileira, mais de 51%, mas infelizmente continuam ganhando 30% menos que homens. “São desafios a serem superados, precisamos fazer uso dos nossos direitos e de escolhas. Lugar da mulher é onde ela quiser”.

O Secretário do DIEESE agradeceu a assessoria do Sindicato pela realização do evento e, principalmente, o presidente Valdevan Noventa que deu todas as condições para a comemoração do Dia Internacional das Mulheres. Destacou que é um presidente preocupado com as demandas das trabalhadoras em transportes. “Foi Noventa quem encaminhou requisição ao Secretário Municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, que prontamente atendeu seu pedido, determinando para todas as empresas de ônibus a obrigatoriedade da contratação de 30% de mulheres do seu quadro de funcionários”.

A medida deu resultado. O Secretário de Saúde e diretor na garagem da Cidade Dutra, Luciano falou que a empresa sempre teve resistência à contratação de mulheres, mas com a determinação da Prefeitura, agora, tem nos seus quadros trabalhadoras, o que é um avanço, uma conquista da Gestão Noventa.

Por fim, o momento mais aguardado pelas companheiras o presidente Noventa falou que é uma honra poder homenagear as mulheres da nossa categoria. Batalhadoras, guerreiras, profissionais, mãe, esposa, enfim, são muitas as qualidades para definir esse ser criado por Deus.

“Vocês certamente são merecedoras das homenagens. Diariamente enfrentam obstáculos, pois lamentavelmente o preconceito ainda está presente na sociedade e na nossa categoria. O importante é que juntos estamos quebrando paradigmas. É um avanço as empresas de ônibus terem que reservar 30% das vagas de trabalho para as mulheres, assim como, aumentar a licença maternidade de 03 para 06 meses. A Tupi do companheiro Frangão disse que a linha Aeroporto/V. Conceição que é operada por trabalhadoras ficou conhecida como Linha Rosa, inclusive, será matéria do Jornal Nacional”.

O presidente Noventa também ressaltou a importância de sermos fiscais dos nossos direitos e que as lutas fazem parte da classe trabalhadora. “Foi com luta que vencemos a queda de braço com o prefeito Fernando Haddad e garantimos o emprego dos cobradores e cobradoras em todas as instâncias da justiça. Jamais desistimos de lutar ao contrário de sindicatos de cidades vizinhas que já na primeira dificuldade acataram a decisão dos patrões e sequer fizeram uma ação para defender o emprego dos companheiros e companheiras. Temos que acreditar sempre, e estar preparados para o que der e vier para que mostrar para os nossos filhos, netos, nossos descendentes que ajudamos a construir uma sociedade sem preconceito e sem discriminação.

Logo após a fala do presidente do Sindicato, a mesa de dirigentes foi desfeita e deu-se início à palestra da representante da União Brasileira das Mulheres, companheira Rosina que fez um relato sobre a história das mulheres e suas lutas por reconhecimento. Falou com propriedade a violência contra as mulheres, os salários inferiores aos dos homens, mas deu uma boa notícia. Apesar das multitarefas o sexo feminino está estudando mais que os homens, se capacitando para competir no mercado de trabalho.

Após sua falação, Rosina abriu a palavra para as companheiras da plateia falarem sobre suas experiências. Foi um momento de muita emoção, apesar do sofrimento e humilhação de serem discriminadas por companheiros de profissão e passageiros, seguem em frente sem baixar a cabeça exigindo respeito a seus direitos e a sua pessoa.

O presidente Noventa fez as considerações finais. Mais uma vez parabenizou as trabalhadoras em transportes e realizou o que todas elas aguardavam ansiosas: o sorteio da moto. A ganhadora foi a cobradora da VIP AE CARVALHO, Laldenice Monteiro Aragão Montovanelli que recebeu os cumprimentos da diretoria do Sindicato e das suas colegas.

A comemoração ao Dia Internacional das Mulheres encerrou-se com o bolo servido para todos os presentes.