Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

5 de junho de 2018

Comissão da Câmara aprova volta dos ônibus executivos em São Paulo

 

 

Se depender da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, os serviços de ônibus executivos na capital paulista podem voltar.

A comissão deu parecer favorável, nesta quarta-feira, 27 de abril de 2016, ao projeto de lei 270/2014 do vereador Marcos Belizário que propõe a volta deste sistema de transportes.

Os ônibus executivos em São Paulo começaram a circular nos anos de 1970 e os serviços foram extintos no final dos anos de 1990.

A operação inicial foi pela CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos, privatizada em 1993, mas houve também a operação por empresas de ônibus particulares que também prestavam serviços nas linhas convencionais.

A justificativa para a extinção dos serviços foi a baixa demanda. No entanto, por redes sociais e também nos pontos de ônibus, muita gente se mostra favorável à volta dos executivos.

Os serviços são apontados como uma forma de estimular as pessoas que dificilmente usariam as linhas convencionais, trens ou metrô, para que deixem o carro em casa.

Pelo projeto de lei, os veículos seriam micro-ônibus com apenas uma porta para entrada e saída e não poderiam circular com passageiros em pé.

A tarifa seria superior a dos ônibus convencionais e a remuneração será calculada pelo assento disponibilizado.

 

Também há a previsão de os ônibus operarem somente em horários restritos, como, por exemplo, nas horas de pico da manhã e do final da tarde.

 

(Fonte: Blog O Ponto de Ônibus)