1 de Maio de 2024

Assembleia histórica no 1º de Maio define plano de lutas contra a intransigência patronal nas negociações

Em ação inédita e histórica, a diretoria do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), membros da comissão de negociação e trabalhadores lotaram auditório da entidade no Dia do Trabalhador – 1º de maio (quarta-feira) – para deliberarem importantes encaminhamentos de lutas da Campanha Salarial 2024.

O setor patronal – como esperado – tem dificultado as negociações. Avançou em 28 cláusulas, sem impacto econômico, porém, nas demais não houve acordo. Questionam de forma abrupta a indicação de diretores e delegados nas garagens, uma prerrogativa “apenas do Sindicato”. E ainda sequer apresentaram uma propostas para as cláusulas econômicas.

Inclusive, a terceira reunião de negociação que estava prevista para ser realizada quinta-feira, 02 de maio, foi SUSPENSA, devido agenda de representantes da entidade com o prefeito Ricardo Nunes.

Diante deste cenário de impasse, o presidente Edivaldo Santiago colocou para deliberação dos presentes um Plano de Ações efetivo, que contempla: ações em terminais de ônibus, assembleias de 2 horas com o Setor de Manutenção, membros da comissão de negociação orientando os trabalhadores nas garagens, protestos diversos para chamar a atenção do problema junto a opinião pública e, se necessário, assembleias para deliberação de estado de greve e movimento paredista, além de realização de catraca livre como forma de protesto organizado.

As deliberações do Plano de Ação foram aprovados por unanimidade pelos companheiros e companheiras presentes na assembleia.

“Não abriremos mão da nossa pauta de reivindicações. Os patrões vão nos respeitar e investir em sua mão-de-obra que são os trabalhadores. Queremos dialogar com os envolvidos, mas se formos provocados tomaremos medidas para defender os direitos da categoria”, afirmou Edivaldo.

Reunião com o prefeito Ricardo Nunes

Por intermédio do amigo da categoria e presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, uma comitiva de diretores do SMTTRUSP e presidente Edivaldo Santiago, se reúnem na próxima terça-feira (07) com o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes.

Na pauta, as dificuldades enfrentadas pela entidade nas negociações junto ao SPUrbanuss na Campanha Salarial 2024. “O prefeito sabe o tamanho e a importância deste sindicato e da categoria na história da cidade e na vida dos paulistanos. Diferentemente dos patrões, tenho certeza que ele estará sensível e aberto ao diálogo em busca de ajudar os trabalhadores”, ressaltou o presidente.

SMTTRUSP e o 1º de maio

A história de lutas do Sindicato se confunde com as batalhas da classe trabalhadora. Nos discursos, representantes da diretoria ressaltaram a importância da entidade e suas batalhas para tornar-se um dos mais importantes e influentes da categoria na América Latina, pois “todas as conquistas foram obtidas com luta, sangue e suor”.