5 de julho de 2024

Retorno dos 30 minutos remunerados na jornada de trabalho é celebrado em plenária, mas Sindicato está organizado na luta pelas reivindicações pendentes na Campanha Salarial

Na plenária realizada nesta sexta-feira, 05 de julho, na sede do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), membros da diretoria, comissão de negociação, delegados e militantes avaliaram o retorno dos 30 minutos remunerados na jornada de trabalho da categoria como uma vitória histórica dos últimos 30 anos.

O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), por meio da economista Camila Yuri, inclusive trouxe um cenário sobre a mudança da jornada de trabalho e seus impactos com as perdas, devido à falta do benefício desde 2020. A partir de agora, com o retorno dos 30 minutos, a categoria passa a contar com ganho real em seus vencimentos.

“Somos a maior categoria do Brasil e lutamos na Campanha Salarial para resgatar as conquistas e dignidade da categoria. Os 30 minutos remunerados é uma vitória histórica e vamos trabalhar forte para fechar a campanha com os itens do acordo na íntegra”, afirmou o presidente Edivaldo Santiago.

_Setor de Manutenção é prioridade_

A questão do Setor de Manutenção, o coração das empresas, é prioridade para a diretoria do SMTTRUSP. O presidente Edivaldo Santiago solicitou a preparação de pauta específica, que deve ser encaminhada para discussão de forma imediata junto ao setor patronal (SPUrbanuss). “Não vamos jogá-la para comissão paritária, pois queremos urgência em sua resolução”, destacou o secretário da pasta Marcos Antônio de Oliveira (Cachorrão).

_Vamos em busca das demais cláusulas pendentes_

Nos últimos dias avançamos em conquistas importantes (retorno dos 30 minutos remunerados na jornada, aumento no ticket para R$ 35,50 e reajuste salarial de 3,60% mais composição pelo salariômetro), mas é consenso a luta permanente sobre a discussão e busca das demais cláusulas econômicas, que também são fundamentais na vida da categoria.

Pendências relativas aos convênios médico e odontológico, cesta básica, auxílio-funeral, PPR (Programa de Participação nos Resultados), dentre outras, serão cobradas pela direção da entidade junto ao patronal, pois o presidente Edivaldo Santiago quer encerrar a Campanha Salarial com todos os itens do acordo.

_Na luta pela reposição das perdas_

Em mesa técnica no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP, ficou comprovado que a SPTrans (São Paulo Transportes) deixou de repassar as perdas salariais dos últimos quatro anos às empresas. O Sindicato seguirá firme na luta – e vai cobrar – sobre a reposição dos valores por parte do poder público. As perdas no período somam 2,46%, apontadas pelo DIEESE.

_Calendário de reuniões de pautas importantes nas comissões_

A diretoria do Sindicato pretende sair da reunião com representantes do setor patronal e vereador Milton Leite, dia 10 de julho, com a definição de um calendário de reuniões para reivindicações importantes da categoria, que ficaram pendentes, como: Formação, Pessoas com Dependência Química, Filhos com Deficiência, Saúde e Segurança e Segurança, respectivamente.

_Ampla Campanha de Sindicalização_

Na plenária, Edivaldo Santiago parabenizou os companheiros pelo trabalho de associação de novos sócios à entidade. Segundo levantamento da secretaria-geral, em maio, mais de 1000 companheiros e companheiras somaram-se às nossas lutas. Para ele, a meta é sindicalizar toda a categoria. Em breve, a secretaria de comunicação, com a liderança dos companheiros Cristiano Porangaba (Crizinho) e Nailton Francisco de Souza (Porreta), vai lançar uma grande campanha nas bases.