2 de outubro de 2024

Sindicato engajado na Campanha Outubro Rosa 2024: Mulher, Seu Corpo, Sua Vida!!!

O mês de Outubro é dedicado à conscientização e combate ao Câncer de Mama. É uma iniciativa de relevância global da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a Lei nº 13.733, de 16 de novembro de 2018, oficializa a campanha em território nacional. Neste ano, o lema é Mulher: Seu Corpo, Sua Vida.

O Outubro Rosa transformou-se em grande mobilização social para reforçar mensagens sobre prevenção e detecção precoce da doença. Esta campanha é considerada uma oportunidade para ampliar a abordagem da saúde da mulher e a prevenção do câncer, de forma mais ampla, incluindo também o câncer do colo do útero.

Para o SMTTRUSP, cuidar da saúde feminina é um investimento no bem-estar das trabalhadoras da categoria, hoje composta acima de seis mil companheiras.

A Secretaria da Saúde do Sindicato, com a liderança do companheiro Antonio Barbosa de Jesus (Xarope), reforça a relevância do cuidado com a saúde da mulher, essencial para o bem-estar de toda a sociedade, salientando que a campanha tem como objetivo alertar a população para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer feminino, que afeta milhões de mulheres em todo o Brasil e no mundo.

“Em parceria com a Secretaria da Mulher, da companheira Edna, estamos trabalhando junto as companheiras nas bases, levando informações e conscientizando a respeito dos exames preventivos que ajudam a salvar vidas”, destacou Xarope.

Em 2024, o câncer de mama tem tudo para continuar como o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres do Brasil. Essa constatação é do INCA (Instituto Nacional do Câncer), que estima a ocorrência de 73.610 novos casos registrados no período. O Ministério da Saúde estima que neste ano, cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com o tumor no colo do útero.

Portanto, a conscientização, o autoconhecimento e o acesso a consultas e exames preventivos são fundamentais para a identificação de possíveis alterações no corpo, garantindo um diagnóstico precoce de vários tipos de doenças e também do câncer. Entre os fatores de risco relacionados estão a obesidade, o tabagismo e incluem também os maus hábitos alimentares (elevada prevalência de consumo de alimentos ultraprocessados).

Vale destacar que a secretária da Mulher, Edna Andrade, está organizando uma série de ações com as companheiras durante o Outubro Rosa, que envolvem trabalhos nas bases, palestras, evento de conscientização e exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia.

“Com apoio do presidente Edivaldo Santiago e diretoria, vamos trabalhar de forma efetiva para promover fóruns de conscientização junto às companheiras. Não podemos deixá-las sem informação frente a este problema. Trabalhando a prevenção, encontraremos o caminho da saúde bem-estar”, afirmou.