Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

3 de julho de 2024

Após pressão e deflagração de greve, diretoria do Sindicato conquista o retorno dos 30 minutos remunerados na jornada de trabalho da categoria

Após pressão e deflagração de greve, diretoria do Sindicato conquista o retorno dos 30 minutos remunerados na jornada de trabalho da categoria

Esta terça-feira (02 de julho) entrará para a história de lutas da categoria. Após um dia exaustivo de reuniões no Tribunal de Contas do Município (TCM-SP), onde na mesa técnica ficou comprovado que a SPTrans não repassou para as empresas o índice de 2,46% desde 2020 devido para a categoria, e no Tribunal Regional o Trabalho (TRT-SP), sem propostas efetivas do setor patronal, resolveu-se em plenária no Sindicato pela deflagração da greve.

Mais tarde, em reunião de mediação com o vereador e presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, a luta da diretoria do SMTTRUSP converteu-se em importantes conquistas, com destaque para o retorno dos 30 minutos remunerados na jornada de trabalho. No entanto, antes da implantação definitiva do benefício haverá um período de transição das empresas, aprovação da redação da cláusula e homologação do mesmo junto ao Tribunal Regional do Trabalho.

Na conversa com o parlamentar, também decidiu-se pelo reajuste do Vale Refeição de R$ 33,37 para R$ 35,50 e reajuste salarial de 3,60% mais a diferença da composição pelo Salariômetro, cujo índice será fechado em setembro. Os benefícios serão pagos de forma retroativa à data-base da categoria em 1º de maio.

A categoria recentemente já havia conquistado o fim dos descontos indevidos do VR, inclusive com a devolução dos descontos de forma retroativa dos meses anteriores.

O presidente Edivaldo Santiago, ao final da reunião na Câmara, destacou a importância do fechamento do acordo, que suspendeu a greve. “Foi muito importante o resultado, pois o retorno dos 30 minutos remunerados é bastante esperado pela categoria, assim como as demais conquistas. As conversas não param, pois temos outros itens a reivindicar. Prometemos para a categoria que lutaríamos pelo resgate de suas conquistas, e estamos fazendo”.

Na próxima quarta-feira, 10 de julho, haverá uma reunião entre o presidente da Câmara, Milton Leite, representantes do Sindicato e membros do setor patronal para formalizar as propostas acertadas na reunião, que atendeu importantes pleitos da categoria e suspendeu a greve.