16 de julho de 2024

Contrato de licitação das empresas com SPTrans apresenta falhas e Sindicato vai questioná-lo junto ao Tribunal de Contas

Representantes da direção do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) e membros da comissão de negociação participaram nesta terça-feira, 16 de julho, de estudo técnico preliminar do contrato de licitação das empresas do sistema estrutural com a São Paulo Transporte (SPTrans).

A técnica do DIEESE, Camila Ikuta, repassou os principais aspectos do documento de 74 páginas, que impactam nas negociações em nossa Campanha Salarial.

Destaque para o sistema de reajuste salarial com introdução do salariômetro, remuneração quadrienal, penalidades com as multas do RESAM, demissão com interferência direta da SPTrans, reclamações no 156 da Prefeitura, falha na cobrança das condições de trabalho, terceirização no setor de manutenção, dentre outros.

Os membros da comissão tiveram participação efetiva colocando suas dúvidas e obtendo esclarecimentos para discussão junto aos trabalhadores. Foi valorizado o trabalho das comissões temáticas para resolver as pendências da pauta com os empresários.

As falhas apontadas no documento serão levadas para questionamento na mesa técnica no Tribunal de Contas do Município (TCM-SP), com o objetivo de corrigir os problemas na prestação de serviço. As perdas salariais dos últimos quatro anos, na ordem de 2,46%, foi cobrada pela entidade e aguarda resposta da São Paulo Transporte.

Para o secretário de organização, relações sindicais, juventude e pessoa com deficiência, Nailton Francisco de Souza (Porreta), este encontro quebra paradigma mostrando o compromisso do Sindicato no trabalho de conscientização da categoria nas bases.

“A Campanha Salarial deste ano é marcada por desafios, que vamos superá-los com habilidade, paciência, organização, sempre informando os trabalhadores nas bases. Estamos preparados para o enfrentamento com os patrões, em busca do maior acordo dos últimos 30 anos, resgatando o orgulho e a autoestima da categoria”.