26 de agosto de 2024

Diretoria do Sindicato promove reunião sobre eleições municipais e aprova documento para ser entregue aos candidatos à prefeitura de São Paulo

Nesta segunda-feira (26), membros da diretoria plena do SMTTRUSP, delegados e representantes da comissão de negociação se reuniram na sede da entidade para discutir as perspectivas das eleições municipais e a importância da categoria do transporte urbano por ônibus neste processo.

Com esta iniciativa, o Sindicato se compromete em promover um debate amplo, pluralista e democrático, no sentido de apresentar aos trabalhadores e trabalhadoras candidatos com propostas efetivas e voltadas à categoria, que são responsáveis pelo transporte de mais de seis milhões de passageiros todos os dias em São Paulo. A categoria que acorda e dorme com a cidade!

“Nas eleições deste ano, o voto consciente será fundamental. A escolha dos candidatos para prefeito e vereadores precisam ter relação direta com nossas escolhas na urna. E não podemos errar, pois o voto errado tem consequências terríveis em nossas vidas”, destacou o presidente Edivaldo Santiago.

O vice-presidente, Valdemir dos Santos Soares (Moleque), ressaltou a necessidade de contar com uma bancada de vereadores ligados aos trabalhadores. “Não podemos esquecer dos vereadores, que pedem nosso apoio, mas muitos não se conectam a nossa realidade. Por isso, a decisão de voto passa pelo apoio a candidatos engajados com a gente”.

A direção do Sindicato convidou os candidatos e candidatas a prefeitura de São Paulo para participar de um debate com nossa direção e trabalhadores. No próximo dia 28 de agosto, quarta-feira, a partir das 15 horas, receberemos o candidato Guilhermes Boulos (PSOL).

O candidato Ricardo Nunes (MDB) está confirmado para o dia 18 de setembro, às 14 horas. Os demais candidatos, José Luiz Datena (PSDB), Tabata Amaral (PSB), Pablo Marçal (PRTB) e Marina Helena (NOVO) foram convidados, mas ainda não confirmaram presença.

Na oportunidade, o presidente Edivaldo Santiago e representantes da diretoria vão entregar aos candidatos presentes documento com propostas voltadas à categoria e melhoria do transporte público na cidade de São Paulo, que contemplam: integração intermodal, acessibilidade e circulação, malha viária, transporte público como prioridade, tarifa social, tarifa zero com desemprego zero, manutenção dos cobradores, ampliação de faixas e corredores, linhas seletivas, melhoria e humanização do trânsito, maior fiscalização, formação e qualificação, ampliação da frota, fim do trabalho a céu aberto e fim das multas do RESAM.

“Somos a maior categoria de profissionais da América Latina e os candidatos precisam ouvir nossas reivindicações e se comprometer em atendê-las. Portanto, a vinda deles tem significado importante e vai nortear nosso trabalho no futuro”, ressaltou Edivaldo.

Campanha Salarial

Na próxima quarta-feira (28), a partir das 9 horas, representantes do SMTTRUSP se reúnem com o patronal (SPUrbanuss) para discutir o processo de homologação dos trabalhadores no Sindicato, reuniões de comissão temática paritária e composição do salariômetro no reajuste salarial da categoria.

Exame toxicológico

Assim que teve conhecimento da portaria 612, do Ministério do Trabalho e Emprego, que permite o exame toxicológico nos profissionais do transporte de forma aleatória, o presidente Edivaldo Santiago encaminhou ofício ao SPUrbanuss solicitando prazo de 90 a 120 dias para adaptação nas garagens. E já solicitou audiência com o ministro Luiz Marinho para tratar do assunto.

Campanha Feminicídio Zero JÁ!!!

A Secretaria da Mulher, liderada pela companheira Edna Andrade, está promovendo importantes ações no Agosto Lilás – Campanha de Combate à Violência contra a Mulher. Na próxima terça-feira (27), às 18 horas vai realizar LIVE ESPECIAL com a presença de lideranças da luta feminina para discutir o tema e conscientizar as companheiras do transporte. A transmissão ocorre AO VIVO pelo youtube da entidade (@tvoveículo).

Formação da categoria

O Instituto Resgate-CEVAT está a todo vapor. O local do centro de formação está definido: sede da UGT, no Vale do Anhangabaú. Os cursos serão oferecidos em parceria com o CEVAT (Centro Educacional de Valorização do Trânsito) que atua junto ao SEST-SENAT. Um projeto desenhado há mais de 15 anos está se tornando realidade, afirma o presidente Edivaldo Santiago.