Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

19 de Abril de 2022

Em audiência pública, Sindmotoristas reafirma sua luta em defesa do emprego do cobrador

Em audiência pública, Sindmotoristas reafirma sua luta em defesa do emprego do cobrador

Atendendo ao convite da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo, dirigentes do sindicato participaram deaudiência pública, realizada na tarde desta segunda-feira (18).

“A importância dos cobradores de ônibus da cidade de São Paulo” foi o tema proposto pelos vereadores SenivalMoura e Luana Alves para debate.

Mais uma vez o Sindmotoristas se manifestou contrário a qualquer tentativa de retirar o cobrador do sistema, uma vez que esse profissional não se limita a cobrar tarifa, ele também é um agente social dentro do ônibus.

Para o sindicato, essa posição deve ser considerada pelo Poder Público e empresários do setor, antes de tomarem qualquer decisão desastrosa, como foi a recente inclusão de um aditivo nos contratos das empresas concessionárias do transporte público urbano autorizando os coletivos a circularem sem cobrador. Felizmente, o movimento dos condutores reverteu a situação e, em ato público em frente à sede da entidade, o presidente da Câmara dos Vereadores Milton Leite confirmou que o aditivo foi suprimido dos contratos.

Na audiência pública, o diretor Mamédio Lima da Silva destacou a atuação exitosa da Gestão Noventa desde 2013,quando o enfrentamento se intensificou contra os que defendem a demissão em massa na categoria.

O dirigente lembrou a derrubada do artigo da Lei13.207/2001 do ex-vereador Amazonas, que garantia a presença de um funcionário, além do motorista. “Desde então, a lei é nós (condutores). Graças ao presidente do Sindmotoristas e deputado federal Valdevan Noventa, estamos mantendo essa lei no peito. Enquanto essa diretoria comandar a luta, os cobradores ficam, não vão sair do sistema”.