23 de Maio de 2024

Grande Plenária de avaliação das ações da Campanha Salarial do SMTTRUSP redefine Plano de Lutas

Depois de realizar ações nos terminais de ônibus, distribuir jornais nas novas empresas, participar de reunião de mediação no TRT/SP (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo) e se reunirem com os representantes do sindicato patronal SPUrbanuss, a diretoria do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), delegados, militantes e integrantes da Comissão de Negociação participaram de uma grande plenária, quinta-feira (23), para avaliar os rumos da Campanha Salarial 2024.

De modo geral, as lideranças em seus discursos avaliaram que “neste momento” os resultados obtidos no processo de negociação coletiva foram positivos e tendem a melhorar a partir da próxima reunião, agendada para terça-feira (28). No entanto, caso não avance nas cláusulas econômicas, no dia seguinte (29), poderá acontecer manifestações nas sete garagens do Grupo Metrópole Paulista e no setor de manutenção nas demais empresas do sistema estrutural.

O presidente Edivaldo Santiago, por sua vez, alertou que mesmo com 78% da Pauta de Reivindicações já ter sido discutida com os negociadores patronais, ainda faltam questões importantes a serem negociadas como Cesta Básica, Convênio Médico e Odontológico, Formação e Capacitação Profissional, VR (Vale Refeição), Reajuste Salarial e Aumento Real, PCS (Plano de Cargos e Salários no Setor de Manutenção), dentre outras.

“Continuaremos firmes em nosso propósito e não baixaremos a guarda. Retomamos às negociações com força e manteremos nosso foco, com paciência e compromisso. Com unidade, organização e otimismo vamos em busca das cláusulas de impacto econômico para fecharmos do melhor acordo dos últimos 10 anos”, destacou o presidente.

Grande mobilização aprovada por unanimidade

Nas reuniões com os patrões foi identificado um problema, que tem atrapalhado as negociações. A ausência de empresários do Grupo Metrópole Paulista, que representam as garagens AE Carvalho, De Pinedo, M’Boi Mirim, Imperador, Itaim, Expandir e Iguatemi, num universo de quase 10 mil trabalhadores e trabalhadoras.

Para quebrar esta intransigência, foi deliberado por unanimidade a seguinte ação: se não houver avanços nas pautas em aberto na reunião do dia 28 de maio, com a presença da empresa, o Sindicato fará um movimento paredista nas garagens da Metrópole da 0h00 às 14h00, e nas demais garagens do sistema – no setor de manutenção – das 9h30 às 12 horas.

“Não é problema da categoria qualquer tipo de falta de alinhamento da empresa com o sindicato patronal. Aqui o que vale são os direitos dos trabalhadores, que precisam ser conversados e resolvidos. Portanto, meus irmãos, se não houver acordo, vamos pra cima mandar nosso recado”, mobiliza Edivaldo.

Trabalhadores das empresas novas pra dentro do Sindicato

Representantes do Sindicato visitaram as empresas novas (ex-cooperativas). E o resultado foi extremamente positivo. “Nas conversas com os companheiros, eles pedem nossa participação mais efetiva nas garagens. Vamos assumir este compromisso em nosso plano de luta e ajudá-los em suas reivindicações”, afirmou o secretário de finanças, Pedro Moreira de Alcantara Junior (Boka de Lata).

O presidente Edivaldo Santiago, na oportunidade, pediu aos diretores que trabalhem de forma efetiva nas bases – das novas empresas – para organizá-los, mobilizá-los em busca de “uma CATEGORIA UNIFICADA“.

Os trabalhadores do sistema local reivindicam melhores salários, benefícios como cesta básica, ticket-refeição, convênio médico, renovação da frota e condições adequadas nos locais de trabalho.

Plano de lutas efetivo

Desde o início da Campanha Salarial 2024, a direção do SMTTRUSP tem se notabilizado pela realização de uma série de ações, dentro do plano de lutas, para organizar as bases e seguir forte das negociações.

Foram realizadas várias plenárias e assembleias, reuniões com o setor patronal, agenda com o prefeito Ricardo Nunes, conversa com a superintendência regional do Ministério do Trabalho, criação de Campanha Unificada com representantes do setor do transporte, assembleias regionais com o Setor de Manutenção, bem como amplo trabalho de divulgação do trabalho realizado junto à categoria.

“Nosso trabalho está sendo executado com estratégia, tática e muita organização para mobilizar os trabalhadores e pressionar os negociadores dos patrões a apresentar avanços nas reivindicações”, observa o presidente.