30 de agosto de 2024

LIVE Elas por Elas debate as lutas das mulheres contra a violência

A Secretaria da Mulher do SMTTRUSP, numa ação inédita no mês do Agosto Lilás, promoveu no dia 27 de agosto a LIVE ELAS POR ELAS, transmitida ao vivo pelo canal do youtube da entidade. O encontro virtual discutiu importantes temas de luta e conscientização das mulheres, como feminicídio zero e combate à violência.

Participaram da conversa importantes lideranças políticas e sindicais da luta feminina, como Cleonice Souza (Vice-presidenta da UGT Nacional e Diretora do Sindicato dos Comerciários de São Paulo), Isabel Kausz (Diretora da Secretaria da Mulher do Sindicato dos Comerciários de São Paulo), Rozina de Jesus (Assessora Parlamentar da Deputada estadual Leci Brandão e Secretária Estadual Racial do PCdoB-SP), Catia Nega Show (Secretária Estadual e Nacional de Promoção de Igualdade Racial e Gênero da Nova Central Sindical de Trabalhadores), a diretora do Sindicato Flavia Varela, bem como as representantes da coordenação da mulher do SMTTRUSP, Mirela Rita Garcia e Joseane Sato. A live foi conduzida pela secretária da pasta, Edna Andrade.

Para Isabel Kausz, do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, os casos de violência no Brasil “são algo surreal”. “Nos podemos admitir que em 2024, onde discutimos empoderamento feminino, ainda estejamos amarradas às garras da violência, do feminicídio descontrolado. É preciso realizar um amplo trabalho de conscientização para denúncia e combate efetivo na forma da lei”.

A companheira Catia Laurindo, por sua vez, transformou a dor como oxigênio pra batalha implacável contra o feminicídio. Há 4 anos, perdeu sua filha de forma trágica. Desde então, “saiu do luto pra luta”, realizando trabalho efetivo em todos os fóruns de debate. “Uma honra poder estar aqui enfrentando cara a cara o problema e levando conscientização para as companheiras se livrarem do mal, da chaga, que é a violência”.

“Ninguém tem o direito de dizer o que fazermos, como queremos viver”, analisa Rozina de Jesus. Para a companheira, toda a sociedade precisa se envolver de maneira efetiva e direta neste debate. “A violência é um processo vil, covarde, selvagem, que precisa ser combatida de forma dura pelos agentes de segurança, da justiça, dando fim à impunidade”.

Em suas falas, as companheiras Flavia Varela, Mirela Garcia e Joseane Sato, em nome das mais de 6 mil mulheres da categoria, invocaram o pedido de “Não Se Calem”. “Se forem vítimas, tiverem alguma colega passando por isso, denunciem imediatamente que tomaremos providências em sua defesa e proteção”.

Segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), foram 1.463 vítimas de feminicídio no ano passado em todo o país, ou seja, 1,4 mulheres mortas para cada grupo de 100 mil. O número é 1,6% maior que o registrado em 2022, quando foram 1.440 vítimas.

Ao final da live no youtube – que teve acompanhamento simultâneo de mais de 700 internautas e inúmeros comentários – as companheiras ergueram os braços e pediram “Feminicídio Zero Já!!!”, em sinal de apoio à campanha do governo federal “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, lançada dia 7 de agosto pelo Ministério das Mulheres. A data marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha no mês dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher, o “Agosto Lilás”.

“Foi um momento histórico das lutas das mulheres, onde o Sindicato abre suas portas para discutirmos com coragem um tema de extrema relevância. Obrigado ao presidente Edivaldo Santiago e diretoria pelo apoio e vamos seguir firmes nesta luta por respeito, igualdade e valorização para as guerreiras da categoria”, afirmou Edna.