5 de setembro de 2024

Mulheres do Transporte discutem linhas de ação para o fortalecimento das lutas das companheiras em nossa categoria

A coordenação de guerreiras, que formam o agrupamento Mulheres no Transporte, se reuniu nesta quarta-feira (04), na sede do Sindicato, com o objetivo de avaliar as ações realizadas durante o Agosto Lilás e traçar estratégias para organização do Outubro Rosa.

Sob liderança da secretária da pasta das Mulheres, Edna Andrade, as companheiras presentes avaliaram de forma positiva a realização da LIVE ELAS POR ELAS, transmitida ao vivo pelas redes sociais da entidade no dia 27 de agosto.

De consenso, a iniciativa permitiu abrir uma porta essencial para conversar, informar e conscientizar as trabalhadoras nas bases. E os resultados de mídia foram excelentes, com quase 1 mil interações simultâneas. Na oportunidade, foram tratados assuntos como feminicídio zero, Agosto Lilás e combate efetivo à violência contra a mulher. Estão previstas outras lives posteriormente, voltadas ao Setembro Amarelo e Outubro Rosa.

Um amplo trabalho de base será realizado pelas representantes do Mulheres do Transporte, para ajudar as companheiras em suas necessidades. Serão distribuídos materiais de conscientização, representação sindical, até atendimento por meio do departamento jurídico do Sindicato.

A entidade, por intermédio da Secretaria da Mulher, ratificou apoio à Campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, lançada neste 7 de agosto pelo Ministério das Mulheres. A data marca o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha no mês dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher, o “Agosto Lilás”.

Na reunião, ainda, as companheiras deram o pontapé para a organização do evento Outubro Rosa, que abordará a importância do tratamento e prevenção ao câncer de mama, a doença mais letal entre as mulheres no Brasil. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer, em 2023, 18.139 mulheres vieram a óbito no país e estima-se a incidência de 73.610 mil casos este ano no Brasil. Reunião com o presidente Edivaldo Santiago vai decidir o alinhamento das ações nos próximos dias.

“Nosso trabalho está sendo feito com bastante empenho e responsabilidade em prol da valorização e representatividade das companheiras. Assumi a pasta com este compromisso, e junto com as companheiras, tenho certeza que alcançaremos estes objetivos com apoio da direção do Sindicato”, destacou Edna, ao final da reunião.