12 de julho de 2024

Plenária ratifica luta pela conquista da redução da jornada de trabalho e avanços em cláusulas na Campanha Salarial da categoria

“Não vamos fechar a Campanha Salarial sem a conquista da redução da jornada de trabalho”, enfatizou o presidente Edivaldo Santiago, logo no início da plenária realizada no Sindicato, nesta sexta-feira (12).

Os próximos dias serão decisivos nesta batalha, com a direção da entidade travando intensas conversas com representantes do setor patronal e com o vereador Milton Leite no sentido de definir o período de transição para implementação do benefício efetivamente.

“Estamos no caminho certo. Na Campanha Salarial obtivemos conquistas importantes para a categoria. Resta a questão da redução da jornada de trabalho da qual não abrimos mão, de jeito nenhum. Em breve traremos novidades efetivas e fecharemos o melhor acordo dos últimos 30 anos”, afirmou Edivaldo.

Membros da diretoria, da comissão de negociação, delegados e militantes – mobilizados em torno deste objetivo – também fizeram ampla avaliação sobre o andamento das negociações até o momento, onde mais de 85% das cláusulas foram acertadas em benefício da categoria.

O destaque fica para o reajuste salarial de 3,60% e composição pelo Salariômetro com ganho real e pagamento retroativo à data-base em maio, aumento do ticket-alimentação para R$ 35,50, fim do desconto do ticket de forma indevida, avanços nas pautas das mulheres, abono trimestral, reconhecimento dos delegados, dentre outras.

“Nossa Campanha Salarial traz avanços expressivos, que devemos celebrar. É fundamental levar este recado para a categoria nas garagens. Com inteligência, organização, paciência e sabedoria, cumpriremos nossa missão”, observou o vice-presidente, Valdemir dos Santos Soares (Moleque).

Pauta do Setor de Manutenção

Na plenária, o presidente Edivaldo Santiago informou aos presentes que a entidade exigiu prazo para os patrões apresentarem proposta sobre o plano de cargos e salários no Setor de Manutenção. “O coração das empresas não ficará sem ter suas reivindicações discutidas e atendidas em sua pauta específica, como o fim da sopa de letras”, destacou o secretário da pasta Marcos Rodrigues de Oliveira (Cachorrão).

Estudo do contrato das empresas com SPTrans

Na próxima terça-feira (16), por orientação do secretário-geral da entidade, José Alves Pinheiro Neto (Netinho), membros da diretoria e comissão de negociação se reúnem no Sindicato para estudo técnico do contrato das empresas com a SPTrans (São Paulo Transportes).

Apoio de peso na luta

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, parceiro de primeira ordem do Sindicato, mandou recado direto ao poder público: a categoria não pode mais sofrer com tanta demora nas negociações. E promete ajudar nas conversas junto ao prefeito Ricardo Nunes, Câmara Municipal e demais agentes para fechar a Campanha Salarial.