Posto da SPTrans atende neste final de semana por Bilhete Único bloqueado
Passageiros que tiveram o Bilhete Único do transporte coletivo da capital paulista bloqueado podem também nesse final de semana tentar resolver o problema.
A SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema, informou que, a exemplo do que ocorreu na semana passada, neste sábado (21) e domingo (22), o posto principal da empresa na Rua XV de Novembro, no centro da cidade, fica aberto das 9h às 18h.
Em torno de 90 mil bilhetes foram bloqueados desde abril do ano passado, sendo 9,9 apenas na gestão Doria, durante investigação de fraudes na venda de créditos inexistentes que eram criados pelos golpistas e não contabilizavam receita para o sistema, provocando prejuízos.
No entanto, a própria SPTrans admitiu que muitos desses bloqueios foram feitos de maneira indevida.
A orientação para evitar transtornos é que o passageiro só recarregue o Bilhete Único em postos autorizados. A relação está no site da SPTrans.: http://www.sptrans.com.br/
O usuário também não deve adquirir créditos com valores abaixo das tarifas oficiais.
Segundo a SPTrans, não há promoção nas passagens de ônibus urbanos e nas integrações com metrô e CPTM.
Atualmente os valores são: R$ 3,80 – tarifa unitária básica e R$ 5,92 (integração entre ônibus SPTrans e Metrô/CPTM), esta última em discussão judicial. A Justiça, em quatro decisões, barrou o reajuste para R$ 6,80, proposto pelo Governo do Estado e Prefeitura.
REEMBOLSO:
Já está disponível no site da SPTrans, a possibilidade de pedido de reembolso dos valores pagos com o reajuste barrado pela justiça nas modalidades temporais (24h ou Mensal) do Bilhete Único Integrado entre ônibus do sistema SPTrans (municipais em São Paulo) e sistema da CPTM e Metrô (Trilhos).
O reembolso é possível para os passageiros que carregaram os bilhetes entre os dias 8 e 10 de janeiro, podendo haver solicitação do dinheiro de volta a ser depositado em conta corrente ou em créditos a mais no Bilhete Único porque no dia 6 de janeiro, a justiça determinou a suspensão do reajuste dessas modalidades, que poderia chegar até 37,5%.
Alegando que não foi notificado, o Governo do Estado de São Paulo aplicou o reajuste no dia 8 e não reduziu o valor das tarifas após a primeira decisão, o que só ocorreu a partir de quarta-feira, dia 11, depois de novo recurso do governador Geraldo Alckmin ter sido negado pela justiça.
O link para pedido de reembolso é o seguinte: https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/index.action
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes