7 de julho de 2024

Profissionais do volante sofrem inestimável perda e se despedem de Luís Festino

Os trabalhadores e trabalhadoras dos transportes rodoviários do Brasil amanheceram tristes com a perda de Luiz Antônio Festino, que faleceu na madrugada de domingo, 07 de julho. Conhecido pelo seu profissionalismo e dedicação ininterrupta na luta por uma sociedade mais justa e igualitária, deixa um importante e inesquecível legado de lutas e conquistas.

Sem sobras de dúvidas sua passagem por esse mundo deixará um rastro de beleza. Todos sentiremos muito sua falta. Além de ser um amigo sincero, tinha o dom de incentivar e ensinar todos que se interessavam atuar na luta partidária, sindical e militância na área de saúde e segurança no trabalho. Para este ilustre guerreiro não havia obstáculo que não pudesse ser superado.

A diretoria do  SMTTRUSP – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, na qual foi Assessor e Consultor Político, lamentam profundamente sua partida e roga para que nosso glorioso e eterno bom Deus conforte, traga paz e força para seus amigos e familiares atravessarem esse momento de tanta tristeza.

De acordo com Nailton Francisco de Souza (Porreta), Secretário de Organização e Relações do Trabalho, Juventude e PCD – Pessoas Com Deficiência do SMTTRUSP, Festino foi idealizador de projetos como o “Acordo de Saúde e Segurança no Trabalho”; a “Pesquisa do Trabalho em Céu Aberto”; instituição da “Escola de Formação de Trabalhadores do Transporte Público – Garagem Escola”.

No Grupo de Trabalho da CNTTT – Confederação dos Trabalhadores em Transporte Terrestre, coordenou dezenas de ações no Congresso Nacional em prol da Lei 12.619 de 2012 que regulamentou a profissão de motorista e ganhou destaque na batalha contra à a provação da Lei dos Caminhoneiros (13.103 de 2015), que teve contestação no STF – Supremo Tribunal Federal.

Fez parte do Grupo Especial de Fiscalização do Trabalho em Transporte (GETRAC) do Ministério do Trabalho constituído através das Portarias do Ministério do Trabalho, 416/2014 e 511/2015, com objetivo de analisar as condições de trabalho nas empresas atuantes no transporte rodoviário, no qual encontrou 30 milhões de irregularidades no transporte urbano de passageiros, quanto à jornada de trabalho, nas cidades, Recife, Belo Horizonte, Salvador e Curitiba.

Como diretor Nacional de Assuntos Trabalhistas da Nova Central, participou de ações, focadas especialmente o excesso da jornada de trabalho que afeta diretamente a Saúde e Segurança no Trabalho dos profissionais das empresas de ônibus urbanos que são submetidos à péssimas condições de trabalho e exposição a altos níveis de Ruídos, Calor Intenso, Vibração de Corpo Inteiro (VCI) e outras condições insalubres.

Além de sua atuação marcante no SMTTRUSP, Festino foi consultor e assessor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), da Federação dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Estado de São Paulo (FTTRESP) e do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de São Paulo (STERIIISP), entidades reconhecidas nacionalmente pelo rigor na defesa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras em transportes.