15 de agosto de 2024

Reunião com membros das comissões temáticas paritárias no Sindicato organiza ações para negociações junto ao setor patronal

A direção do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) está organizando as comissões temáticas paritárias, com secretarias específicas, em prol das reivindicações da categoria na Campanha Salarial 2024.

Nesta quinta-feira (15), o secretário de relações do trabalho, juventude e pessoas com deficiência, Nailton Francisco de Souza (Porreta), se reuniu com representantes das pastas de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Manutenção e Saúde para organizar as linhas de ações dos encontros com o setor patronal.

As reuniões serão quinzenais, com a primeira agenda marcada o dia 28 de agosto, quarta-feira, a partir das 9 horas. As comissões temáticas foram acertadas entre as partes, conforme cláusula 67ª. “Comissão Paritária Permanente de Negociação”, cujo encaminhamento foi aprovado pela categoria em assembleia no dia 25 de julho.

“Precisamos estar organizados e mobilizados para realizar grandes conversas junto aos patrões. Temos pautas importantes a reivindicar, que serão obtidas se estivermos munidos com informações e dados para justificá-las. Faremos conversas semanais para alinhamento das pautas junto aos representantes das comissões”, disse Nailton.

Pauta da Manutenção

O secretário de Manutenção, Marcos Antonio Rodrigues de Oliveira (Cachorrão), terá importante responsabilidade nas reuniões com o setor patronal: organizar o trabalho do conselho consultivo para levantamento de dados do setor (como o passivo entre oficial e meio oficial) e discutir a pauta específica de reivindicações. Os trabalhadores exigem a promoção e o pagamento retroativo do passivo.

Homologação e Núcleo de conciliação prévia

Em acordo com o SPUrbanuss, todas as homologações de trabalhadores e trabalhadores da categoria serão – daqui pra frente – realizadas diretamente no Sindicato e não mais nas empresas.

E vamos dar FIM à chamada “fábrica de processos”, com a criação de núcleo de conciliação prévia, que terá a incumbência de resolver as pendências entre patrões e empregados.

Curso de formação e qualificação

Em parceria com as empresas e a CEVAT (Centro Educação de Valorização do Trânsito), o Sindicato vai prover uma série de cursos de formação e qualificação profissional para a categoria, transformando em realidade uma promessa de campanha salarial feita pelo presidente Edivaldo Santiago.

Os valores dos cursos serão subsidiados com preços acessíveis. Mais informações, acesse: https://www.cevat.com.br/

Exame toxicológico “aleatório”

A portaria nº 612, de 25 de abril de 2024, a partir de agora, permite que os exames toxicológicos aplicados periodicamente aos motoristas profissionais empregados, na forma da alínea “b” do art. 61 desta Portaria, sejam realizados mediante sistema de sorteio randômico.

O presidente Edivaldo Santiago vai solicitar EM CARÁTER DE URGÊNCIA às empresas um prazo de 90 a 120 dias para realização de amplo trabalho de conscientização dos trabalhadores e trabalhadoras nas garagens do sistema de transporte por ônibus da capital.
Na comissão temática paritária, a questão da dependência química, que faz parte da Convenção Coletiva da categoria, será amplamente trabalhada pelos representantes da Secretaria da Saúde.

CET e SPTrans em silêncio

Há tempos estamos tentando dialogar com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Transportes (SPTrans), sem sucesso, sobre problemas como truculência de agentes, falhas na fiscalização, aumento de acidentes, excesso de multas, radares descalibrados e outros. A entidade enviou uma série de ofícios, que sequer foram retornados. A diretoria da entidade fará uma reunião com a executiva para avaliar a possibilidade de manifestação em protesto.

Multas “bomba relógio”

Houve a preocupação com a “bomba relógio” das multas e pontuações da CNH, que são “tiradas” do prontuário de forma irregular. A entidade fará um amplo trabalho de conscientização das garagens e uma plenária com os diretores, delegados e afins para equacionar o problema.