Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

24 de junho de 2024

Semana Decisiva pra categoria!!! Diretoria executiva do SMTTRUSP define encaminhamentos de luta em reunião estratégica

Semana Decisiva pra categoria!!! Diretoria executiva do SMTTRUSP define encaminhamentos de luta em reunião estratégica

Na tarde desta segunda-feira (24), a diretoria executiva do SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário de São Paulo) se reuniu para discutir o plano de ações visando a reta final da Campanha Salarial 2024.

Até o momento, nem Tribunal de Contas do Município (TCM-SP), nem SPTrans, tão menos os patrões retornaram com qualquer proposta das cláusulas econômicas, que seguem em aberto. No dia 18 de junho, a São Paulo Transportes foi convocada a entregar planilhas com os dados de mão de obra contemplados nos contratos das empresas. E neste momento, nenhum retorno!

Por conta do impasse, arrastado de forma vergonhosa, o presidente Edivaldo Santiago solicitou aos diretores que mobilize toda a categoria nas garagens de ônibus até o dia da Assembleia Geral Decisiva, 28 de junho (sexta-feira), 15 horas, no Sindicato.

Inclusive, membros da comissão de negociação e delegados participam de plenária no Sindicato, terça-feira (25), 10 horas, onde receberão orientações para o trabalho que será feito nas bases junto aos trabalhadores e trabalhadoras da operação e manutenção, respectivamente.

“Quero a categoria em peso no Sindicato para deliberarmos juntos nossa caminhada no fechamento das negociações, onde sairemos vitoriosos. Por isso, venha pro Sindicato se juntar a nós nesta luta que só acabará com conquistas”, convocou nosso presidente.

Possibilidade de Movimento Paredista

Na assembleia geral, a diretoria do SMTTRUSP espera que seja apresentada uma proposta à altura das necessidades da categoria, com reajuste salarial e benefícios acima da inflação, recuperação das perdas salariais desde 2020 (garantida no tribunal) e redução da jornada de trabalho.

Caso isso não aconteça, os trabalhadores e trabalhadoras vão deliberar a suspensão do Estado de Greve e a proposta de Movimento Paredista na cidade nos próximos dias. “Esgotamos todas as possibilidades de diálogo com os patrões, poder público, parlamentares, justiça e TCM. A categoria vai responder ao descaso com luta e mobilização na ruas de São Paulo”, afirmou Edivaldo Santiago.

“Lobby” patronal pra esconder o quê?!

Em reunião com a diretoria, o presidente Edivaldo Santiago disse que obteve uma informação “extraoficial”: representantes do sindicato patronal (SPUrbanuss) fizeram “lobby” para que a SPTrans não apresentasse no Tribunal de Contas do Município (TCM-SP) os valores detalhados dos repasses feitos para pagamento dos custos da mão de obra.

Por orientação do presidente, como contraponto, os diretores da entidade estão promovendo amplo levantamento – por empresa – o número de funcionários e funcionárias ativos e afastados pelo INSS, frota contratada e em operação, e linhas operadas.

O documento está em fase de conclusão e muito em breve será divulgado à imprensa, desmascarando, de uma vez por todas, quaisquer tentativas de encobrir a real situação contratual do sistema de transporte por ônibus na cidade de São Paulo.